Home > Notícias

6º Festival Gastronômico do Cerrado e 11ª Festa do Milho

Um fator importante na cultura goiana e que se destaca nas festividades desse povo é a gastronomia. O sabor de cada prato típico remete, aos que experimentam, um sentimento nostálgico. Os insumos que são usados para a preparação dos pratos tradicionais geralmente vêm da agricultura local e de subsistência. A dança e as músicas também fazem parte desse mesmo gene cultural e folclórico.

Alguns fatores culturais, notáveis sobretudo em cidades de porte menor que metrópoles, contém no gene de Santo Antônio de Goiás. Essa cidade que fica a apenas 20 km da capital é rica em produção de milho, seja pelo beneficiamento do grãos feito por grandes empresas como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ou em lavouras comunitárias que beneficiam várias famílias da cidade. Eis que surge o Festival Gastronômico do Cerrado que antes de 2012 chamava-se 'Festa do Milho'. Uma festa que tomou corpo e vem crescendo a cada dia.

Para o prefeito Frederico Marques de Oliveira, responsável pela realização do evento, na última edição do Festival a cidade recebeu um grande público, cerca de 20 mil visitantes dia sem registro de ocorrências graves. "Esse ótimo resultado se deve pelo grande envolvimento, tanto dos organizadores da festa como prefeitura e órgãos envolvidos, quanto pela própria comunidade. Pode se dizer que é uma festa familiar", diz ele.


Meio Ambiente

A organização do 6º Festival Gastronômico do Cerrado e da 11ª Festa do Milho, aproveitando o forte engajamento da cidade com a sustentabilidade, decidiu fazer toda a ornamentação do evento com a temática sustentável, tendo dentro da festa uma área toda sustentável, presando pelo manejo correto dos resíduos sólidos secos e molhados e aquosos gerados durante os dias de evento, tanto por expositores quanto por visitantes. Todo o material reciclável será doado para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Santo Antônio de Goiás.


Além da culinária típica do Cerrado e à base de milho, o evento contará com atrações artísticas, como shows ao vivo e apresentações culturais. Para quem gosta de uma animação diferente com outros ritmos mais animados, a festa conta com a boate Rancho Prime, que vai tocar todos os ritmos como funk, house, eletrônica, entre outros.


Confira a programação completa:

27/04 Primeira apresentação da prata da casa, Alexandre Milhomem.

28/04 A animação fica por conta do sertanejo Rodrigo Arentes, em seguida, a Banda Brizza, animando a galera com rits que marcaram época e músicas atuais.

29/04 Domingo o evento tem programação durante o dia e a noite, com missa às 10h, almoço e entretenimento com som automotivo. À noite, teremos a apresentação de Almir Pessoa, O Violeiro do Brasil e a banda regional Raizes de Veneza.

30/04 Para fechar o festival com chave de ouro, a Banda Scalla Especial se apresenta.